Minha Experiência com a dieta Dukan

dieta-dukan-funciona-saiba-mais

Quero compartilhar com vocês a minha experiência com a Dieta Dukan! Tem muita gente que quer fazer mas não conhece muito bem,  tem medo de engordar de novo, de não aguentar, entre outras coisitas.

Sempre fui preocupada com peso, assim com a Fabi, também fui uma criança gordinha, meus apelidos eram “Lebre” – por ser gordinha e “branquela” e depois “Priscila”, da TV Colosso. Quem aí é da época? (abafa! isso denuncia a nossa idade). Para quem não sabe, era uma personagem de um programa infantil que era gorda e grande! Na adolescência, também emagreci e de lá para cá eu travo uma luta eterna com a balança.

Em novembro de 2013 estava no auge do meu peso, a balança marcava um número nunca visto antes, e era alto! Eu estava passando por várias tentativas frustradas de engravidar e aí a ansiedade mensal (só quem já foi tentante sabe o que é essa ansiedade) me fazia comer mais do que o necessário. Resultado: 09 quilos a mais na balança! Diante do turbilhão de frustrações que eu estava enfrentando na época, nem havia percebido os quilos a mais. Me dei conta quando, numa semana repleta de eventos no meu trabalho, eu não tinha um único vestido sequer que me servisse. Na semana seguinte decidi começar a Dieta Dukan, afinal se a princesa Kate fazia, porque eu não podia fazer também?

Comecei em novembro de 2013 e em janeiro de 2014 já havia perdido os 09 quilos. Só que muito se engana quem acha que a dieta Dukan é para quem tem preguiça de fazer exercícios ou quer fazer dieta por pouco tempo. Pode tirar o cavalinho da chuva!!! É bem mais complicada e exige muita dedicação. Vou contar as regras gerais, mas quem quiser mais informações, eu tenho o livro e posso compartilhar também.

A dieta é dividida em quatro fases:

1º fase  (Ataque) –  De 3 à 5 dias de Proteínas Puras, ou seja, muito leite desnatado, carne magra e ovos.  Obrigatório: uma colher de farelo de aveia por dia (único carbo que você terá acesso), 20 minutos de caminhada e 2 litros de água.

Pontos positivos: O emagrecimento é lindo de tão rápido. Eu perdi em três dias quase três quilos. Pontos negativos: Tenta caminhar, nem que seja apenas 20 minutos, sem nenhum carbo na alimentação. É tenso! Sem contar o mau humor!

2º fase (Cruzeiro) – Até você perder todos os quilos desejados, deve alternar um dia de Proteína Pura e outro de Proteína, legumes e verduras. Obrigatório: duas colheres de farelo de aveia por dia, 40 minutos de caminhada e 2 litros de água.

Ponto positivos: O emagrecimento continua rápido, em média 1 quilo por semana. Pontos negativos: Chega uma hora que você não aguenta mais comer carne e daria um rim por um pão.  Eu fiz esta fase por quase um mês e meio e fazia receitas (sim, eu que odeio cozinhar) com o pouco carbo que tinha direito. Farelo de aveia virava de tudo na minha mão!

3º fase (Consolidação) – Pegue a quantidade de quilos que perdeu e multiplique por 10, o número representa a quantidade de dias que você terá que ficar na consolidação. No meu caso 90 dias! Além da proteína, legumes e verduras você pode adicionar pão integral (uma fatia na primeira metade dos dias e duas na segunda), frutas, feculentos (você dará muito valor a MAIZENA, acredite em mim! Ela é preciosa para receitas) e uma refeição de gala por semana ( você pode comer qualquer coisa, com direito a sobremesa –  mas lembre-se é uma refeição e não o dia todo). Obrigatório: três colheres de farelo de aveia, 1 hora de caminhada , 2 litros de água por dia e toda quinta-feira tem que ser só de Proteína Pura.

Pontos Positivos: O dia de gala é lindo, dá até emoção, e com pão tudo fica mais fácil.As receitas também ganham mais corpo e rola até umas pizzas de farelo de aveio com MAIZENA. Eu  comecei a correr nesta época porque tinha energia e caminhar já estava ficando sem graça.  Pontos negativos: Toda quinta-feira de Proteína Pura a tristeza se instala no seu coração.

4º fase (Estabilização) – PARA O RESTO DA VIDA! Não, você não leu errado, essa dieta é para o resto da vida. Após a consolidação sua vida deve voltar ao normal (com juízo, né? não adianta viver de jacadas), mas toda quinta-fera deverá ser somente de Proteína Pura. Tudo que é obrigatório na fase anterior permanece.

Pontos Positivos: Você se sente vitoriosa, linda e magra. Pontos negativos: As quintas-feiras continuam tristes. Eu mantive por uns 5 meses, depois deixei de lado.

Agora a pergunta que não quer calar.  Voltei a engordar? A resposta é complicada.

Fiquei até fevereiro de 2015 com o mesmo peso do fim da dieta (com poucas variações), quando iniciei um novo ciclo de tentativas de gravidez. Desta vez com muito medicamento. Aí minha amiga, você pode achar que é desculpa minha, mas os quilos vieram por conta dos hormônios. Também tive que parar com todo exercício físico. Como me estresso muito com balança decidi não me pesar mais, não lido bem com isso. Aliás já falei sobre o assunto aqui mesmo em Balança, eu te odeio!  Hoje, mesmo sem pesar, posso dizer que ganhei peso sim, não sei quanto, mas ganhei. Só que eu não atribuo isso à Dieta Dukan, entendo que foi apenas um reflexo do que vivi em 2015!

Em 2016 decidi não sofrer com peso e não voltei aos exercícios físicos. Estou sentindo os efeitos no corpo: pneuzinhos e molenguinha. Vou criar coragem em breve  e mudar esse cenário (isso não é uma promessa), mas vou contar para vocês primeiro caso eu volte.

Resumo da ópera: Para mim valeu a pena a Dieta Dukan! Eu não passei mal e não passava fome. Mas conheço gente que não se adaptou. Então, se quiser fazer,  eu dou a maior força, mas o melhor mesmo é se informar e ir ao médico.

Espero ter ajudado quem tem vontade de fazer.

Beijos Gi

11 thoughts on “Minha Experiência com a dieta Dukan

  1. Só posso dizer que adorei o texto! E é tudo vdd… eu estava ao lado da escritora na época em q fez a dieta!

  2. O combinado não sai caro Claudinha! aqui o espaço é para sinceridade! E você acompanhou principalmente os ataques de mal humor!!! kkkk

  3. Gii, eu super apoio a dieta, em 2013 quando eu parei de amamentar eu comecei a ganhar peso descontroladamente!! Aí conheci a Dukan e eliminei 6 kg em 1 mês, não consegui seguir na dieta mas mantenho o peso com RA e atividades físicas moderadas (beeem moderadas, haha)!
    Ahh agora tem pão de farinha de glúten que pode comer no ataque!! Uhull
    Estou me preparando psicologicamente para em breve fazer Dukan de novo e tentar eliminar mais uns 5 kg!!! Bjokk

  4. Dani, também estou me preparando psicologicamente.
    Depois da Páscoa vamos marcar uma data para começarmos juntas!?

    Beijos

  5. Foi dificil pra mim .
    Foi um pouco trabalhoso mais passei a me controlar .
    Primeiro comecei a parar de me encomodar como os outros me olhava .
    Assim fazendo dieta e me alimentando de forma correta cheguei aos meus 70 kilos .
    Com alguns meses perdi peso .
    Caso queira saber o caminho que segui basta clicar no meu nome .
    Um abraço adorei o blog

  6. Gi, não tinha lido esse post não! Menina, se com carbo (pouco) mas todo dia quase morri kkkkkkk… Mas o bom é ver o resultado rápido, né, motiva!!!

  7. É tenso! Sem carbo total é muito tenso! Mas vale a pena sim! Pelo menos para mi valeu!!!

  8. Oi, tudo bom?
    Sabemos bem o quanto é difícil todo o processo de emagrecimento. Mas claro com dedicação e com o acompanhamento correcto, tudo se consegue. Estou aqui para dar força a todas as pessoas que desejam emagrecer com saúde e de uma forma bastante sólida.
    Ficam aqui os meus parabéns ao seu blog.
    Solange

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *